Como escrever um ótimo currículo

Candidatando a um emprego? Siga nosso guia completo para escrever o currículo perfeito e aumente bastante suas chances de ser contratado.

Reunir o seu CV ideal pode parecer uma tarefa assustadora, mas com o nosso modelo brilhante e as principais dicas sobre o que incluir, você poderá escrever um que chame a atenção dos empregadores do começo ao fim.

Sinta-se à vontade e leia este guia (recomendamos pegar uma xícara de chá e alguns biscoitos primeiro) e, no final, você verá um excelente exemplo de currículo, com o seu nome no topo.

Curiosidades: Qual é o tempo médio que um empregador passa revisando um currículo? Resposta no final …Depois que seu currículo for analisado, você precisará pensar em como escrever uma carta de destaque.

Relacionado:       Email Marketing

Como criar um CV

cão com óculos no laptop

Ao escrever seu currículo, as coisas serão muito mais fáceis se você se preparar com antecedência. Sugerimos que você comece anotando seus trabalhos anteriores e realizações notáveis ​​em uma lista – isso ajudará a identificar os pontos que vale a pena mencionar e o que não é impressionante o suficiente para incluir.

Seu currículo não deve ter mais de duas páginas e você precisa trabalhar para torná-lo bem estruturado, conciso e diferente o suficiente para atrair a atenção do recrutador.

Mas você também precisa ter cuidado ao embelezar demais certas coisas e exagerar na tentativa de se destacar de outros candidatos. Há um equilíbrio , e é apenas uma questão de encontrá-lo. Experimentar um modelo de currículo pode ajudar …

Faça o download do nosso modelo de currículo

Símbolo de download

Se você deseja praticar a redação do seu currículo à medida que avançamos, faça o download do nosso modelo de currículo gratuito, limpo e profissional,  desenvolvido para estudantes e graduados.

Existem muitos exemplos gratuitos de CV por aí, inclusive nesta página, mas esse modelo obtém alguns dos melhores resultados.

Relacionado:       Economizar dinheiro

Obtenha uma revisão de currículo grátis

logotipo do departamento de recrutamento para graduados

Para maximizar suas chances de sucesso, cadastre-se gratuitamente no Graduate Recruitment Bureau .

Eles são especialistas em jogos de pós-graduação na carreira que ajudarão no seu currículo e também encontrar um emprego para você!

O que os empregadores procuram em um currículo?

Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes com lupa

Crédito: BBC

Nunca envie o mesmo currículo genérico para vários recrutadores. Cada vez que você pedir um emprego, pense sobre o que o empregador está procurando especificamente e escrever o seu CV com eles em mente.

Relacionado:   15 ideias gratuitas ou baratas para o primeiro encontro

Adapte seu currículo ao trabalho

A maioria das pessoas pensam que uma vez que você tem um CV classificado, o trabalho é feito e você pode usá-lo para todas as aplicações de trabalho. Embora isso seja verdade até certo ponto, você também deve tentar adaptar seu currículo e experiência para demonstrar que está certo para esse trabalho específico.

Isso não significa que você tenha que elaborar um novo currículo a partir do zero para cada solicitação de emprego, mas pense em qual experiência ou habilidades específicas impressionariam esse empregador e verifique se elas são proeminentes em sua inscrição.

Além disso, certifique-se de fazer sua lição de casa em todas as empresas para as quais se candidatar . Cada empresa é única, portanto, reserve um tempo para pesquisar seu site, suas contas de mídia social, o anúncio de emprego e talvez até procurar funcionários atuais para ver como a empresa está estruturada.

Procure ser o candidato perfeito

Cena da entrevista do Office Space

Crédito: NBC

Os empregadores procurarão certas características em um novo funcionário; portanto, o candidato “perfeito” variará de uma vaga para a próxima.

No entanto, embora possa haver habilidades específicas ou experiência profissional relevante, há várias qualidades e habilidades pessoais importantes que os empregadores estão sempre procurando.

Melhores habilidades para incluir em seu currículo

  • Autogestão (incluindo manutenção do tempo)
  • Trabalho em equipe e liderança
  • Solução de problemas
  • Habilidades de comunicação
  • Consciência comercial
  • Servico de atendimento ao Consumidor
  • Realizações acadêmicas e extra-curriculares
  • Habilidades de TI
  • Compromisso e entusiasmo

O que faz de você o candidato ideal para o trabalho?

Agora que você já considerou o que o empregador procura, é hora de se inspirar nisso .

Nunca invente nada no seu currículo nem finja ser alguém que você não é; em vez disso, enfatize e adapte aspectos de sua educação, experiência profissional e interesses em relação ao trabalho oferecido.

Relacionado:    Mercado de valores

Qual é o melhor formato de currículo?

mulher no laptop

Ao iniciar o seu currículo, pense na melhor maneira de organizar suas experiências para que o empregador possa entender e seguir facilmente o que você tem a dizer. Os dois formatos mais populares são cronológicos reversos e baseados em habilidades .

Ambos têm suas vantagens, e a escolha é sua.

Os CVs baseados em habilidades geralmente são melhores quando se candidatam a funções com as quais você não possui muita experiência anterior – permitem enfatizar como as habilidades que você adquiriu são transferíveis para essa função.

Um CV cronológico é melhor se você tiver muita experiência de trabalho e / ou educação no campo que deseja exibir.

Qualquer que seja a sua escolha, verifique se tudo se encaixa em duas páginas A4.

CV cronológico reverso

Este é o tipo mais comum de currículo. Aqui estão as melhores maneiras de escrever um CV cronológico reverso:

  • Liste sua experiência / qualificação anterior em ordem cronológica, com as mais recentes no topo
  • Explique o que você aprendeu e conseguiu nessas funções. Seja o mais específico possível e concentre-se nos resultados
  • Destaque as habilidades à medida que avança ou as resuma no final (embora, se você se encontra repetindo as mesmas habilidades, talvez seja melhor usar um layout baseado em habilidades).

O formato é rápido e fácil de montar, mas observe que pode parecer genérico e chamar a atenção para as lacunas que você removeu do trabalho.

Relacionado:  Como ganhar dinheiro na internet

CV baseado em habilidades

Essas dicas ajudarão você a escrever o currículo perfeito baseado em habilidades:

  • Enfatize suas habilidades primeiro
  • Escolha as cinco principais habilidades para o cargo ao qual você se candidatará e, em seguida, escolha dois ou três exemplos para cada habilidade em várias situações, incluindo educação, trabalho e outras atividades
  • Em seguida, liste sua experiência e qualificações profissionais, com anos e um breve resumo dos principais deveres ou realizações.

Esse tipo de currículo pode ajudá-lo a direcionar a descrição do trabalho diretamente, mas tente manter seus exemplos o mais específico possível, para que não se torne vago.

Modelo de currículo gratuito baseado em habilidades »

O que incluir no seu currículo

Jim Carrey como Bruce Almighty digitando rápido

Crédito: Universal Pictures

Depois de decidir o layout do seu currículo, você precisará considerar o conteúdo específico a ser incluído.

Siga estas cinco etapas principais  para demonstrar melhor suas habilidades e habilidades em todo o seu currículo:

  1. Depois de fornecer seus detalhes de contato, recomendamos que você faça uma breve declaração pessoal para se explicar em poucas palavras (no máximo uma ou duas frases)
  2. Sob os títulos da história da educação e do  emprego , inclua qualquer experiência relevante dos últimos anos
  3. Para cada um, inclua um ou dois exemplos principais para mostrar quais habilidades você aprendeu ou o que alcançou . Não basta dizer que você desenvolveu uma habilidade, mas explique como . Por exemplo: “Gerenciei as contas de mídia social do jornal do aluno e, ao desenvolver um conteúdo mais atraente, aumentei nossos seguidores em X%” é melhor do que dizer “Desenvolvi habilidades em gerenciamento de mídia social”
  4. Volte para a descrição do trabalho e tente vincular seus exemplos diretamente a isso. Observe as principais habilidades que os empregadores estão buscando e pense em como você pode demonstrar que possui essas
  5. Adicione quaisquer interesses pessoais mais amplos no final para ajudar a transmitir seu caráter e personalidade.

Com isso em mente, vamos analisar seu currículo de cima para baixo com mais detalhes.

Nas etapas abaixo, usaremos o layout cronológico reverso, que é mais popular entre estudantes e recém-formados que se candidatam a cargos em um setor específico.Experimente algumas dessas atividades extracurriculares divertidas para apimentar seu currículo! 😉

Como estruturar seu currículo

Para escrever o melhor possível CV estudante, recomendamos estruturação lo nesta ordem:

  1. Primeiro, você desejará seu nome completo em uma fonte grande na parte superior da página. Abaixo disso, inclua seu endereço atual (lembre-se de mantê-lo atualizado se você se mudar em breve), endereço de e-mail e número de telefone de contato.Se você acha relevante, também pode incluir um link para seu perfil do LinkedIn , página do Twitter ou site pessoal .Você também pode indicar sua nacionalidade e qualquer idioma que você fale nesta seção. Se você é um estudante internacional , pode ser necessário esclarecer seu status de trabalho e, para alguns trabalhos, também pode ser útil indicar se você possui uma carteira de motorista .Destaque-se com um nome de domínio pessoalPara causar uma ótima primeira impressão, registre seu próprio nome de domínio . Você pode usá-lo como seu email pessoal e redirecionar para sua caixa de entrada normal de graça (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.).Qual a aparência de john@johnrogers.co.uk em comparação com sexyjake92@gmail.com ? Use  123-Reg.co.uk , onde você pode comprar seu nome de domínio e configurar seu endereço de e-mail em menos de 10 minutos por cerca de £ 3 por mês. Confira nosso guia para iniciar um site para mais informações.
  2. Declaração pessoal (opcional)Este não é o lugar para a sua história de vida. Se você acha que pode se apresentar como candidato em menos de duas frases, faça-o aqui. Sua declaração pessoal deve simplesmente indicar quem você é e que tipo de trabalho está procurando.Por exemplo, “eu sou um estudante de graduação em Economia no caminho certo para um sólido 2: 1. Atualmente, estou procurando trabalho em meio período no varejo para complementar as habilidades e ambições que posso oferecer à sua empresa. ”Se você acha que não parece bom, ou precisa de espaço em outro lugar, não precisa incluí-lo . Apenas recomendamos a inclusão de uma declaração pessoal em seu currículo se você tiver certeza de que é uma forte frase de abertura.
  3. Educação e Qualificações. Nesta seção, liste sua educação mais recente primeiro (ou seja, universidade), depois Níveis A (ou equivalente) e, em seguida, finalize com seus GCSEs (ou equivalente), se achar que são relevantes.Se você está lutando por espaço ou tem coisas mais importantes a incluir, recomendamos cortar seus GCSEs, pois é improvável que os empregadores se preocupem demais com eles nesse estágio. Se você incluí-los, verifique se eles estão  resumidos (não listados) para economizar espaço. Por exemplo, ” 10 GCSEs (4 As, 5 Bs, 1 C) incluindo inglês e matemática “.Lembre-se de incluir o título de cada escola, universidade ou outra instituição, bem como os anos que você frequentou.Se você é estudante de graduação, ainda pode incluir a classificação esperada de seu diploma e compartilhar as notas do ano anterior, se as tiver.Também pode ser uma boa idéia listar alguns dos principais módulos que você adotou, especialmente se eles demonstrarem seu conhecimento, habilidades ou interesse relevantes em uma determinada função. Depois disso, inclua todas as matérias e notas do nível A.Se você possui qualificações estrangeiras, tente colocar a nota no contexto do Reino Unido usando equivalentes.
  4. Emprego histórico. Como na seção de educação acima, você deve iniciar seu histórico de emprego com seu emprego mais recente. Você deve incluir trabalho remunerado (em período integral e  meio período ), trabalho voluntário , estágios e funções de sombra.É importante indicar os meses e anos em que você trabalhou em cada local, assim como o nome da empresa e seu cargo específico.Para destacar sua adequação ao trabalho para o qual você está se candidatando, destaque as principais habilidades, responsabilidades e responsabilidades que você adquiriu em cada experiência, certificando-se de que sejam relevantes para a função para a qual você está se candidatando atualmente.Como mencionado anteriormente, não apenas liste as principais habilidades – fale sobre como você as desenvolveu. Mencione projetos específicos nos quais trabalhou, resultados alcançados ou prêmios conquistados.
  5. Principais realizações (opcional). Esta seção não é absolutamente necessária, mas pode ajudá-lo a se destacar como pessoa e a diferenciá-lo da concorrência.Você pode incluir uma série de realizações extracurriculares, como a conquista de um prêmio do Duque de Edimburgo, a captação de uma equipe de esportes, a conquista de um programa Young Enterprise ou a criação de um site (atenha-se a quatro ou cinco pontos no máximo).Lembre-se de tornar essas realizações relevantes para o empregador e sempre demonstre as principais habilidades que você demonstrou para obtê-las.
  6. Outras habilidades. Você não teria isso em um currículo baseado em habilidades, mas, caso contrário, essa área oferece a oportunidade de expandir as principais habilidades destacadas e incluir mais algumas. Habilidades específicas como TI, idiomas e até uma carteira de motorista limpa e completa devem ser incluídas nesta seção. E, claro, todos os cursos online que você fez!Se for relevante para a função para a qual você está se candidatando, seja ainda mais específico e mencione os programas de computador nos quais você é especialista, como Adobe Photoshop ou Premier Pro.Essa é uma área que pode ser solicitada em uma entrevista ; portanto, não invente nada e tenha exemplos relevantes prontos, caso seja solicitado.
  7. Hobbies e interesses (opcional) . Seja seletivo sobre quais hobbies incluir no currículo. Você provavelmente tem dezenas de interesses pessoais, mas pense em quantos deles realmente interessam ao empregador.Seja breve e evite coisas óbvias, como “ler” ou “socializar” – essa é outra chance de se destacar da multidão. Coisas como tocar instrumentos, viajar e fazer trabalho voluntário são opções muito melhores.Esta seção é a sua oportunidade de mostrar o que você faz fora do trabalho e dar ao empregador outra visão do seu personagem.
  8. ReferênciasPara amarrar seu currículo, você deve ter uma seção de referência . Você deve incluir dois contatos – um acadêmico e um empregador anterior. É aceitável colocar “Referências disponíveis mediante solicitação” para economizar espaço, mas funciona a seu favor se você puder fornecer dois contatos imediatamente.Você deve sempre pedir permissão às pessoas relevantes antes de citá-las como referência. Isso poupará a você e a eles qualquer constrangimento se um empregador fizer o acompanhamento sem aviso!

Também vimos ótimos exemplos de currículos alternativos peculiares que realmente se destacam da multidão – estamos falando de videogames, outdoors e barras de chocolate.

10 dicas para destacar seu currículo

Simon Cowell polegares para cima

Crédito: NBC

  1. Não inclua uma foto , uma vez que pode colocar o empregador em uma posição difícil com as leis de discriminação, e eles podem ter de rejeitar o seu CV completo
  2. Não inclua sua data de nascimento , estado civil ou situação de saúde pelos mesmos motivos, a menos que você considere extremamente necessário
  3. Mantenha seu currículo em duas  páginas A4 . Você pode ser inteligente com margens, mas por mais tempo e é improvável que o empregador o leia
  4. Não há formato obrigatório , portanto, não se preocupe se o seu currículo parecer diferente dos outros que você já viu. Se alguma coisa, irá ajudá-lo a causar uma impressão única ! Novos formatos, como currículos infográficos, estão se tornando mais populares nas indústrias de design, mas mantenha-o simples e não exagere no uso de coisas como marcas d’água e bordas elaboradas
  5. Mantenha frases e parágrafos curtos e rápidos , e evite ser vago
  6. Destaque as principais habilidades e exemplos por toda parte e mantenha-os atualizados
  7. Fique longe de  fontes coloridas ou descoladas , mantenha tudo consistente e fácil de ler
  8. Backup de habilidades com experiências relevantes  – e vice-versa
  9. Use palavras – chave para enfatizar seus pontos e não use as mesmas palavras repetidamente
  10. Sempre corrija e corrija a correção ortográfica do documento antes de enviá-lo. Se possível, peça a um amigo que verifique também. Não há nada pior do que um erro de ortografia ou gramática em um currículo; demonstra descuido e falta de atenção aos detalhes.

Não se esqueça de replicar o seu CV no LinkedIn .

Revisão gratuita de CV

Depois de montar seu currículo usando este guia, recomendamos que você se registre no Graduate Recruitment Bureau, que pode fazer uma revisão gratuita do currículo.

Como especialistas em recrutamento para graduados, eles têm uma vasta experiência no que parece bom – e no que não parece. Registre-se aqui .

Onde enviar seu currículo

Dwight, do Gabinete com um CV

Crédito: NBC

Quando o seu currículo estiver concluído e você estiver satisfeito com ele, o próximo desafio é colocá-lo na mesa dos possíveis empregadores. Existem algumas maneiras de distribuir efetivamente o seu:

  1. Envie seu currículo para sites de emprego como a CV-Library . Eles fazem o trabalho braçal incentivando as empresas a localizá-lo,  pois os empregadores podem procurar seu perfil, fazer o download do seu currículo e convidá-lo a se candidatar a uma vaga. Vale a pena conferir se você tem frases-chave que eles podem estar procurando no seu CV
  2. Seja especulativo, mas direcionado . Com isso, queremos dizer entregar seu CV às empresas para as quais você gostaria de trabalhar e indagar sobre as vagas em aberto. Mesmo que eles não tenham vagas no momento, ofereça entregar seu currículo para manter o registro deles (isso também mostra que você está interessado em trabalhar para essa empresa em particular)
  3. Faça inscrições diretas para trabalhos anunciados – é provável que esses anúncios solicitem seu currículo. Comece a procurar agora usando nosso guia para encontrar um emprego ou indo direto para a nossa própria busca de emprego .

Coloque seu currículo e carta de apresentação em um envelope dourado para (quase) garantir que ele seja aberto.

Modelos de CV gratuitos

meme bebê sucesso

Fonte: KnowYourMeme

Os modelos de currículo mencionados neste guia são gratuitos para download e foram projetados com alunos e graduados em mente. Use-os como base para criar e ajudar a estruturar seu currículo.

CV baseado em habilidades: Faça o download do nosso modelo grátis »Resposta às trivialidades:  o empregador médio gasta menos de 30 segundos revendo um currículo pela primeira vez. É por isso que é tão importante causar uma ótima primeira impressão.

Em seguida, escreva uma carta de apresentação forte e adequada ao trabalho para o qual você está se candidatando.

2 comentários sobre “Como escrever um ótimo currículo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.